sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A importância da Pesquisa de Mercado

Muitos de nós pensam em montar um negócio próprio, de empreender seu tempo, dinheiro e as vezes, conhecimento. Mas será realmente teremos futuro em colocar nossas idéias em prática?


Para auxiliar e organizar seus pensamentos nesta (futura) nova fase de sua vida, vamos a um dos princípios da montagem de um negócio (antes do Plano de Negócios): a Pesquisa de Mercado!


Afinal de contas, qual é a importância da Pesquisa de Mercado para a abertura de seu negócio?
Bom, é ela que vai dar base e fundamento ao futuro de seu negócio.


E para que possamos entender do que se trata, é bom deixar bem claro o que é Mercado. Neste caso, não é aquele local onde vamos comprar verduras, legumes, cerveja, entre outros ...


Mercado é a relação direta entre consumidor, fornecedor e concorrente, que funciona para atender às necessidades do primeiro.


Então, para que seu futuro negócio tenha sucesso, você precisa conhecer os hábitos de consumo e as decisões de compra de seus futuros clientes, quais serão seus fornecedores e onde buscá-los e não menos importante, onde estão e quais são seus concorrentes.


Em relação aos clientes, você precisa ter em mente qual é o público que pretende atingir, assim, você consegue focar e concentrar sua pesquisa. Precisa saber quem e quantos são, o que pensam, onde moram, onde trabalham, onde circulam, qual o poder de compra, o que desejam em uma compra, enfim, você precisa focar em seu público alvo.


Em relação aos fornecedores, você precisa primeiro, ter idéia do produto que quer oferecer, o que este produto vai utilizar de base, de matéria-prima. A partir dai, você precisa pesquisar se existem fornecedores, quem são, onde estão, prazo e forma de entrega, condições de pagamento.


Em relação aos concorrentes, é muito importante que você os conheça profundamente, que pesquise quem são, onde estão, que produtos diferenciados que oferecem, e a que preço, suas condições de pagamento, suas políticas internas.


E o mais importante de tudo: Ter conhecimento do que o cliente deseja, vai determinar exatamente o que a empresa irá fazer, vender, negociar e assim, faz com que tenha toda a estrutura pronta para oferecer o melhor para que este cliente fique satisfeito e retorne. Necessidade não se cria, ela já existe, só precisa ser identificada de forma correta para despertar o desejo do consumidor.
Lembre-se: Tenha fãs e não clientes!!! ;)


Pesquisa de mercado não é uma tarefa fácil, mas quem disse que ser empreendedor seria uma tarefa fácil?!?!? ;)


Boa sorte!





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