segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O desafio de montar uma empresa.

Muitos de nós, mesmo enquanto funcionários, acabam sempre pensando em ter sua própria empresa, em ser o "dono de seu nariz" ... Alguns não seguem adiante, e outros acabam colocando as idéias em prática e iniciando, o que alguns consideram, o "grande sonho" de ter sua própria empresa.


Bom. e quais seriam os desafios para a montagem de uma empresa?
Antes de mais nada, para você montar uma empresa, você precisa ter uma idéia do que se deseja, e pesquisar muito para verificar como anda o mercado que pode ser seu concorrente. Muitas vezes, temos idéias que achamos brilhantes, que consideramos inovadoras, mas quando saímos para a pesquisa, nos defrontamos com várias empresas que fazem a mesma coisa que estamos propostos a fazer, e que em muitos casos, pode ter o seu mercado saturado, então, neste caso, deve-se estudar bem para ver se vale a pena investir nesta idéia mesmo, ou se deve pensar em algo diferente.


Um exemplo clássico disto, são as empresas-modas, aquelas que viraram moda durante um tempo ... quem não se lembra das "Lojas de R$ 1,99"? Alguém teve a idéia, montou o negócio, prosperou e de repente ... o mercado estava saturado.


Um passo seguinte, e muito importante, é fazer um "Plano de negócio". Nele, você será obrigada a fazer todo o levantamento do negócio, seus pontos fortes e fracos, valores de investimento, quantidade de produtos, matéria-prima, funcionários ... planejar gastos fixos, variáveis, faturamento mensal para cobrir os gastos e ter lucro. Afinal, ninguém quer montar uma empresa para não ter lucro, né?


O Plano de negócio é fundamental, e se for possível, junto com ele, deve ser realizada uma pesquisa de mercado, como por exemplo, o melhor local para instalar sua empresa, os produtos que o cliente mais deseja, o valor que ele acha ideal pagar, principalmente se o foco da empresa for a serviços ou produtos finais à consumidores.


Com o plano de negócio pronto, os produtos já especificados, o investimento financeiro pronto, dai é partir para uma segunda etapa: a de fazer a abertura propriamente dita da empresa.


Nesta etapa, temos que verificar diversos pontos ....


Mas esta etapa vamos continuar amanhã!


Por hoje, vamos finalizar lembrando que organização e planejamento são essenciais para que uma empresa inicie com o pé direito.


Então, se você quer ser um empreendedor, pense, sonhe, mas não deixe de organizar e planejar corretamente suas idéias.


Um grande abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário