domingo, 26 de janeiro de 2014

Será que esse tal "espírito empreendedor" existe mesmo?

Olá a todos!
Primeiro gostaria de agradecer ao super apoio que tive com o lançamento do blog. Obrigada a todos e continuem a ler e fazer seus comentários!!!

Hoje quero falar sobre o tal "espírito empreendedor". Será que ele existe mesmo, que nascemos com ele ou aparece com as oportunidades que temos pela frente?

Pois é, eu nunca me achei uma pessoa com "espírito empreendedor", porque, apesar de ter aberto minha primeira empresa aos 18 anos, eu sempre gostei de trabalhar em empresas onde era funcionária. Mas ao mesmo tempo, sempre que surgia uma oportunidade em que eu achava que a "idéia" poderia dar certo, eu abraçava e ia em frente.

Foi assim em várias oportunidades ...

Mas mesmo assim, ainda acho que tem pessoas que tem muito mais espírito empreendedor do que eu, que tem muito mais idéias do que eu, que daria mais certo do que eu, então, esta é a grande questão, será que todos tem realmente este "espírito" nato, se ele existe mesmo, ou ele tem que ser desenvolvido?

Se formos pesquisar sobre isto, iremos ver várias colocações, várias teorias, várias discussões, mas o que sempre vemos, é que o espírito empreendedor está muito ligado à inovação. E que as pessoas que não gostam de se aquietar, tem mais propensão a ser empreendedora do que aquela que prefere ficar em seu cantinho, mais sossegada...

Conheço pessoas que parecem realmente ter nascidos empreendedoras, que não medem esforços em montar empresas, abrem uma, duas ... cinco ... Outras que, praticamente, nunca trabalharam como empregadas e que desde o início, tiveram a sua própria empresa. Da mesma forma, que conheço pessoas que possuem inúmeras idéias, mas não conseguem tirá-las do papel, e outras que preferem ficar empregadas.

Então, se formos comparar todos estes tipos, podemos chegar a conclusão que sim, tem pessoas que nascem empreendedoras, com aquele "espírito" um pouco diferente dos outros, que conseguem colocar suas idéias para fora e concretizá-las. Se vai dar certo ou não, isso não importa, o que importa é que as idéias não ficaram só no papel.

Bom, então, onde eu posso me encaixar?
Acho que não nasci com o tal "espírito", mas talvez possa dizer que ele se incorporou ao meu corpo aos poucos, veio tomando conta de mim, pois mesmo como empregada, eu não me acomodava, sempre queria mais, sempre queria aprender mais, ser mais...

Assim, vejo que o "espírito empreendedor" tem muito disso, além de estar ligado à inovação, ele está associado ao inconformismo, a não se acomodar, a querer aprender sempre, a buscar novas formas de agir, novas maneiras de fazer as coisas triviais.

Concluo então, que você pode não nascer empreendedor, mas você pode se tornar empreendedor, basta sua força de vontade, basta você colocar suas idéias no papel, se organizar, colocar seus objetivos e trabalhar muito para alcançá-los.

Então, amigos, vamos lá, se você tem essa inquietude, se você tem esta vontade, não deixe de lado, busque, pesquise, vá em frente, coloque sua veia empreendedora para trabalhar!!!

Grande abraço a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário