quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Os riscos de ser um empreendedor.
Riscos são pontos constantes em nossas vidas, isto é fato!
Corremos riscos todos os dias, de todas as maneiras e formas, alguns calculados, outros não, alguns nos dão alegrias, outros nos deixam cicatrizes, mas o que seria da vida se não fossem os riscos? Talvez monótona demais ...
Bom, mas para um empreendedor, os riscos são permanentes e devem ser muito bem estudados e calculados, pois são eles que irão determinar (em grande parte) se o negócio a ser empreendido irá ter progresso ou não.
Hoje li uma matéria interessante sobre a palestra que o vocalista do Iron Maiden (Bruce Dickinson) deu ontem no Campus Party (São Paulo) sobre empreendorismo, e acho que ele foi feliz em três frases:
- "Para uma empresa chamar a atenção, precisa ter boas ideias e ser realista. Precisa ter fãs e não clientes",
- "Se você não colocar sua ideia em prática, outro vai",
- "Odeio consumidores porque sempre têm escolha, podem ir a outro lugar". (ele disse isto em tom de brincadeira - vale ressaltar).
Estas três frases podem sintetizar um pouco os riscos de um empreendedor, pois alguns dos riscos que sofremos quando empreendemos em alguma idéia podem girar em torno destas três frases.
Se você tem uma idéia e ela não chamar a atenção do público em geral, por melhor que ela seja, sua idéia pode virar um barquinho no fundo do lago.
Mas, ao mesmo tempo, se você tem uma idéia que acha que vai dar certo e não a coloca em prática, pode ser que outra pessoa tenha a mesma idéia (ou pior, a roube de você em algum comentário que tenha feito em círculos de relacionamento ...) e a coloque em prática e se de bem. E ai, o que fazer?
E a terceira, em relação aos consumidores, sim, existe muita concorrência por ai, e o público tem o direito de escolher o que quiser, de ir aonde quiser, então o relacionamento com os consumidores tem que ser excelente, realmente quase que chegando a fazer deste consumidor um fã total de sua idéia, dai é mais fácil fazê-lo ficar na sua, não indo tanto para a concorrência. Vemos isto com frequência em diversos produtos e idéias!
E como fazer para tentar minimizar os riscos?
Hummm, talvez seja uma resposta simples, mas com um poder extremamente forte: PLANEJAMENTO!
Toda idéia para ser colocada em prática tem que começar pelo planejamento. Organizando processos, fazendo pesquisa de mercado, verificando público-alvo, pesquisando melhor local para a abertura do negócio (se for o caso), verificando disponibilidade de mão-de-obra, analisando todos os encargos que irão recair sobre o negócio, calculando o quanto você precisará investir em capital de giro (a menos que sua idéia já comece a faturar logo de início, daí, é outra coisa, né?!), ou seja, tudo isto tem que ser verificado, planejado, pois a partir do momento em que você colocar sua idéia em prática, os riscos mudam, mas não desaparecem. Até porque depois de abrir um negócio, fechá-lo pode ser bem trabalhoso e também sabemos que, em sua grande maioria, um negócio não dá retorno imediato, existe o prazo de maturação e retorno do investimento, então um planejamento adequado faz com que estes riscos iniciais sejam minimizados.
Daí, você pode partir para uma outra etapa, para novos planejamentos, mas nunca faça nada se você não tiver paixão pela sua idéia, ai vai ficar muito mais difícil de seguir em frente.
Ah, só para completar sobre o Bruce Dickinson, ele, além de vocalista da banda Iron Maiden, é piloto de avião e tem a própria empresa de manutenção de aeronaves, a Cardiff Aviation. Também é investidor de startups e dono de uma escola de formação de pilotos. Bruce contou como a banda decidiu lançar a própria cerveja, aposta que confirma seu tino para os negócios:
"— Imagine se todos os caras que fazem download da nossa música puderem comprar algo nosso? Então, pensamos, o que as pessoas fazem quando escutam música? Bebem cerveja! "
Ai está uma idéia que se não colocada em prática, outra banda poderia fazer ...
E aí, preparado para os riscos de ser empreendedor?
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