quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Problemas acontecem ... e se não tiver Planejamento, só tende a piorar!

Olá!
Já comentei em outro post sobre a importância do planejamento na montagem de seu negócio, sobre o Plano de negócio ser fundamental para que seu negócio comece e vá de vento em polpa.
Mas o planejamento de sua empresa não deve ficar restrito ao Plano de negócio, deve fazer parte de qualquer atividade que voce vai ter que fazer dentro do seu negócio.

Quer ver um exemplo?
Para abrir seu negócio, voce vai precisar fazer uma obra no local onde ele será instalado, mas, como seu orçamento para isto está curto, então voce resolveu eliminar alguns "excessos" para que possa economizar e ter mais dinheiro para o inicio de seu negócio.
Então, voce não contratou um engenheiro, nem um arquiteto, pegou seu vizinho que trabalha com obras nas horas vagas e pediu pra ele te dar uma ajuda na reforma. Dai ele chamou mais um ou dois amigos e começaram a tocar a obra... Dai, voces começaram a fazer tudo o que estava na cabeça de voces, sem nenhuma especificação, planta baixa, planejamento de obra, sem nada, tudo no "achômetro", no improviso, achando que estavam fazendo a melhor reforma do mundo e a mais barata. E ai, quando estavam quase no final da obra, perceberam vários furos no "projeto", pois voce precisava de uma mesa em certo lugar, e quando voce foi colocar a mesa, ela não cabia, pois não havia uma especificação das medidas dos móveis. Pior, não havia nem uma especificação clara do que tinha que ser construído ... Foram construindo tudo sem sequencia ... E agora? O que fazer? Bom ... vai ter que consertar, e para isto, provavelmente vai gastar o dobro!

Então, a lição é a seguinte:
Antes de iniciar uma obra, faça um planejamento claro das necessidades de sua empresa. Coloque no papel tudo que voce vai precisar (mesas, armários, pias, banheiro, bancadas, etc, etc). Chame um profissional (arquiteto, engenheiro) que forneça os lay-outs próprios e adequados para sua reforma, que dê uma ART (Responsabilidade técnica) da obra, inclusive com a parte elétrica, hidráulica e ar-condicionado (se for o caso).
Tenha prazos específicos para cada etapa: início, meio e fim.
Tenha documentação de todos os processos, pois quando voce trabalha assim, voce pode ter flexibilidade se algo sair do planejado, ainda dá tempo de fazer ajustes ...
Quando voce trabalha no improviso, dai já era, na maioria das vezes voce acaba atrasando sua inauguração e gastando muito mais do que previa.

Problemas acontecem, mas com um planejamento adequado, eles podem ser minimizados.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário