quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Cliente: a razão de ser de uma empresa.

Quando temos uma idéia para montar um negócio, ficamos tão empolgados em deixar tudo pronto, deixar tudo bonito, que as vezes podemos esquecer de uma coisa muito básica: "Será que o cliente realmente vai precisar/querer o meu produto?"

Afinal de contas, não adianta nada voce se esforçar horrores para deixar seu negócio bonito, sua equipe bem treinada, seu produto com uma qualidade excepcional ... nada adianta se voce não tiver clientes que vá absorvê-lo.

E esta regra vale tanto para um negócio que está sendo iniciado como para um negócio que já existe e que queira colocar um produto novo no mercado.

Por isso que muitas empresas utilizam pesquisas de campo para ver o que realmente o cliente quer, o que ele procura.

Quer ver um exemplo: Voce vai abrir um negócio que ter como produto-chave a venda de picolé de jaca. Pesquisou no mercado e viu que não há nenhum concorrente que fabrique picolé com este sabor, então a sua grande "sacada" vai ser oferecer um produto diferenciado, inovador, sem concorrência ... uma idéia brilhante!!!
Voce montou todo o seu plano de negócio, viu seus custos fixos e variáveis, fornecedores, concorrentes, enfim, está tudo legal, é o plano ideal!!! O que pode dar errado se voce já viu tudo isto?

Humm ... mas espera ai ... voce por acaso escutou seus futuros clientes? Fez uma pesquisa com eles para ver se gostam de jaca? Se realmente vai haver demanda para o seu produto? Quantas pessoas gostam de jaca????

Este é um exemplo bem básico, para que voce possa entender o imenso universo que envolve o ser chamado de cliente.
Ele é a razão de ser da sua empresa, é ele que vai te fazer ir para frente ou não.
É ele que vai falar bem de seus produtos ou não (o que é bem pior, pois segundo pesquisas, um cliente que não gostou de seu produto/atendimento, fala para mais 5 pessoas, e o que gostou fala para 2 ...)

O cliente é um "deus" e ele sabe disso, por isso quer ser bem tratado, e por isso que precisa ser bem tratado, ter os produtos que deseja, pois é o desejo que faz ele abrir a carteira e comprar o seu produto!

Sendo assim, antes de abrir o seu negócio ou lançar um novo produto, escute o seu cliente, pesquise o mercado onde ele anda, verifique se realmente ele está querendo e procurando por este produto.

Daí, ofereça o seu produto da forma mais apresentável, com seu melhor preço, mostrando o melhor do custo x benefício, dê o seu melhor atendimento, dê o melhor de si e de sua equipe, afinal, sem o cliente não há venda, sem venda, não há dinheiro, e sem dinheiro, seu negócio não anda ...



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